A proposta foi aprovada na reunião de 29 de junho e remetida à Infraestruturas de Portugal e à Câmara Municipal da Maia
Na última reunião da Assembleia de Freguesia do Castêlo da Maia, realizada a 29 de junho, foi aprovada uma proposta para a construção de uma passagem superior pedonal, por forma a permitir o atravessamento da nova variante da EN14, na zona do Castêlo da Maia.
O documento, apresentado pela coligação “Um Novo Começo”, foi subscrito por unanimidade de todas as forças politicas presentes.
No texto é sublinhado que “a nova variante está a ser construída sem que a população, Junta de Freguesia e Assembleia de Freguesia tenha tido conhecimento do seu traçado e tenha emitido qualquer parecer sobre o mesmo”.
É ainda dado conta que a população do Castêlo da Maia, especialmente a que reside nas antigas freguesias de Barca e Gondim, “considera-se lesada pelo facto de ver os seus trajetos diários alterados de forma substancial, ficando impedida ou fortemente condicionada no acesso à zona central onde se encontram as Escolas, Centro de Saúde, transportes Públicos e outros Serviços considerados essenciais”.
Recorde-se que a construção da variante à EN14, projeto reinvidicado pelos maiatos há vários anos, esteve “engavetado” até há pouco tempo, tendo sofrido várias alterações ao estudo inicial, quer no perfil das vias, quer no número e perfil dos atravessamentos. Atualmente está em construção o primeiro troço, que servirá o concelho da Maia até à Via Diagonal e ao Nó da Carriça.
A EN14 é utilizada todos os dias por dezenas de milhares de veículos. e, em grande parte do seu trajeto, os congestionamentos são frequentes.