Convidado é Luís Leocádio, galardoado com o prémio de Enólogo Revelação.
O Coreto, restaurante único no país onde se corta, matura, confeciona e vende carne de qualidade superior, está a organizar o seu quarto Jantar Vínico no próximo dia 6 de setembro, após o sucesso das últimas edições, que esgotaram em poucos dias. Localizado na Maia, distrito do Porto, o Coreto oferece esta nova experiência gastronómica para que possa desfrutar das melhores carnes, acompanhadas dos melhores vinhos, lado a lado com os melhores produtores e enólogos nacionais.
“Como uva e carne” é o nome deste conceito, que acontece no primeiro domingo de cada mês, e torna possível conhecer e interpretar novos sabores e descobrir diferentes palatos. O menu deste evento exclusivo, limitado a 20 participantes, passa pela degustação de pratos cozinhados com fogo e brasa onde poderá experimentar diversas carnes de qualidade superior.
Para esta quarta edição do “Como uva e carne”, a convidada será Quinta da Biaia, de Figueira de Castelo Rodrigo, na pessoa do seu enólogo, Luís Leocádio.
A Serra da Marofa caracteriza a paisagem da Quinta da Biaia, emoldurando as encostas onde estão distribuídas as vinhas, compreendendo ainda as encostas da Aldeia Histórica Castelo Rodrigo, de ambiente medieval, considerada uma das sete maravilhas de Portugal na categoria de aldeias autênticas. As vinhas, com altitude ímpar – entre os 700 e os 750 metros – reúnem as castas características da região e três parcelas com características próprias: vinhas da Alvandeira com terrenos Argilo-limoso; vinhas do Souto de transição de Granito e Xisto; e vinhas das Lameiras de Granito e Quartzo. A produção biológica, o seu terroir impregnado de História, bem como o enquadramento pelos rios Douro, Côa e Águeda, imprimem um perfil único aos vinhos provenientes desta propriedade.
O enólogo Luís Leocádio, que produz vinho desde 2014, é natural de Trevões – São João da Pesqueira – e desde criança cresceu no meio vinícola. Os seus pais trabalhavam na Quinta dos Lagares (Vale Mendiz) e viveu lá com eles até aos 19 anos. No início de 2014, apareceu a oportunidade da Quinta do Cardo, o desafio era aliciante e a oportunidade certa para capitanear uma mudança nos vinhos da Quinta. Além disso, tem a sua empresa, faz os seus vinhos “Titan of Douro” e dá consultorias a alguns projectos: Quinta dos Lagares, Quinta do Estanho, Quinta da Cuca, no Douro; Palácio Anadia, no Dão. Foi galardoado como “Enólogo Revelação” na gala “Os melhores do ano 2018”.