Os dois autarcas abordaram assuntos “comuns aos dois municípios”, num almoço nos Jardins do Palácio de Cristal.
A Casa do Roseiral, nos Jardins do Palácio de Cristal, foi o local escolhido por Rui Moreira para um almoço cujo convidado foi o presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago.
De acordo com a informação divulgada pela Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira trocou impressões com Silva Tiago “relativamente a assuntos comuns aos dois municípios da Área Metropolitana do Porto, como a mobilidade”.
Câmara do Porto aprova recomendação para proibir pesados na VCI
O executivo liderado por Rui Moreira aprovou na passada segunda-feira uma recomendação ao Governo para que seja imediatamente proibido o tráfego de pesados na Via de Cintura Interna (VCI), isentando os mesmos de portagens na A41 (Circular Regional Externa do Porto – CREP).
No documento o município refere que, com as empreitadas de expansão da rede de metro, se antecipa um agravamento significativo do cenário actual na aquela via que, por si só, é já negativo e penalizador para a cidade do Porto.
Silva Tiago culpa as portagens na A41 pelo congestionamento da Via Norte
O presidente da Câmara Municipal da Maia, assinou recentemente no Jornal de Notícias, um artigo de opinião no qual afirma que a “utilidade da Via Norte perdeu o sentido”.
Num breve texto, o edil alerta que “o estrangulamento da Via Norte é, hoje, um gravíssimo problema com impactos ambientais e económicos difíceis de calcular” e afirma que “é justo e urgente” retirar as portagens da A41 para “desanuviar o trânsito na Via Norte”.
O autarca lembrou ainda que “a Via Norte e a própria VCI, em conjunto com a A28, permanecem como as únicas vias com perfil de autoestrada do sistema viário da Área Metropolitana a norte do rio Douro que não são portajadas, o que explica a enorme sobrecarga de trânsito que as entope e aumenta o seu risco de sinistralidade”.