Doentes do Lar do Comércio dão entrada no Hospital Pedro Hispano com alguns indicadores de negligência de cuidados prestados na instituição.
A notícia é do Porto Canal e dá conta da falta de cuidados que o Lar do Comércio presta a alguns dos seus utentes. Numa reportagem publicada nesta quarta-feira, o Porto Canal noticia que o Hospital Pedro Hispano continua a receber utentes do Lar do Comércio com sinais da falta de cuidados prestados na instituição.
O testemunho é de António Taveira Gomes, presidente da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, que afirma que surgem doentes do Lar do Comércio com sinais “que são em teoria maus indicadores de cuidados de saúde”. Ainda assim, o presidente sublinha que “não havia indicadores graves de falta de cuidados” e que, se tal acontecesse, teria de ser comunicado às autoridades.
Um dos casos denunciados remota a janeiro de 2020 quando uma utente do Lar do Comércio foi transportada para o Hospital Pedro Hispano com uma úlcera infetada com abcesso, alegadamente por falta de cuidados médicos. A idosa de 89 anos ainda foi três vezes ao bloco operatório mas acabou por falecer.
O Porto Canal diz que esta “falta de cuidados já originou várias queixas“. Um delas pela Ordem dos Enfermeiros em janeiro de 2020.
Recorde-se que o Lar do Comércio foi severamente afetado por caso de Covid-19 entre utentes. Atualmente já não há doentes infetados com o novo coronavírus mas, a dada altura, a instituição chegou a ter 89 utentes infetados. A pandemia de Covid-19 causou 24 mortes neste lar.