A Descobre Destreza é uma associação jovem sem fins lucrativos que tem como objetivo criar projetos e eventos desportivos inclusivos, trabalhando com pessoas com necessidades especiais e seniores.
Afirmar a importância do desporto adaptado e mostrar o que de bom se faz e pode fazer em Portugal. É este o objetivo do novo projeto de desporto inclusivo na Maia. Paulo Teixeira, maiato e presidente da Descobre Destreza, explica ao NOTÍCIAS MAIA que o projeto está comprometido a “defender o direito absoluto que todas as pessoas, independentemente das suas capacidades ou limitações, terem acesso a uma prática desportiva regular”.
Na prática, é desporto inclusivo que terá as modalidades de Paraciclismo, Boccia, Natação e Atletismo e Futebol para Cegos. Mas, no futuro, Paulo Teixeira espera acrescentar mais modalidades e organizar e dinamizar eventos de promoção e sensibilização para a importância do desporto adaptado.
No caso do Paraciclismo, esta equipa já começou a somar conquistas. O atleta Sérgio Gomes sagrou-se vice-campeão de contrarrelógio na classe H3, no Campeonato Nacional de Paraciclismo em Paredes.
Apoio do Município
A Descobre Destreza espera vir a contar com a Câmara Municipal da Maia para apoiar este projeto e tem mantido contacto regular com o município. O objetivo do projeto inclusivo passa por conseguir “ter um espaço onde seja possível aos nossos atletas treinarem regularmente”.
Atualmente, o projeto conta com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, devido ao Programa “Empreende Já”, e espera conseguir mais parcerias que “permitam alargar a intervenção a mais atletas”.
Os patrocínios assumem um papel essencial visto que “o desporto adaptado tem custos elevados com material e com recursos humanos especializados”.
A associação vai implementar uma mensalidade de 10 a 20 euros de forma a fidelizar os atletas mas garante que “nunca será ninguém excluído por incapacidade em pagar este valor”.