O propósito destas linhas é complementar a linha de Saúde 24 e esclarecer dúvidas aos estabelecimentos de ensino e aos lares da Maia.
A Maia vai ter três linhas de telefone para atendimento Covid-19 dedicadas às escolas e aos lares do concelho. A ideia inicial era de apenas uma linha mas, segundo informação avançada pela vereadora da Educação, Emília Santos, serão três as linhas dedicadas à Covid-19.
A linha COVID foi proposta pela Câmara Municipal da Maia à Administração Regional de Saúde e tem por objetivo servir como um reforço da linha SNS24 destinando-se, exclusivamente, aos estabelecimentos de ensino e estruturas de acolhimento residencial de idosos, crianças, jovens e pessoas com deficiência. As linhas serão divididas entre ensino público, ensino privado e setor social.
A proposta de criar este serviço complementar recebeu a luz verde das autoridades competentes na passada sexta-feira, dia 18 de setembro, mas, para já, os números não estão ainda atribuídos.
Recorde-se que “o Município vai ainda conceber o manual de procedimentos de atuação perante caso suspeito em estabelecimentos escolares, devidamente validado pela Saúde Pública, e promover o acompanhamento dos planos de contingência escolares pelas Equipas de Intervenção Prioritárias criadas em parceria com as autoridades de saúde”.
Faleceu o Dr. Gustavo Melo Ferreira do ACES Maia/Valongo. Tinha 44 anos