Emília Santos, Vereadora da Educação e atual Vice Presidente da Câmara da Maia, dirigiu uma carta aberta aos pais e encarregados de educação, apelando “para que sejam vigilantes na manutenção do distanciamento à porta das escolas”.
No que considera serem “dias atípicos e sem qualquer paralelismo, que exigem um esforço de cooperação e o envolvimento de todos: escolas, famílias e autarquias”, a autarca considerou que o “equilíbrio emocional de todos nós, especialmente das crianças e dos jovens, está no topo das nossas preocupações”.
Leia aqui a transcrição da carta:
“Carta dirigida aos Pais e Encarregados de Educação da Maia
É com particular sentido de responsabilidade que, na qualidade de vereadora do pelouro da educação, tomo a iniciativa de me dirigir a si no arranque deste novo ano letivo.
Estamos a viver dias atípicos e sem qualquer paralelismo, que exigem um esforço de cooperação e o envolvimento de todos: escolas, famílias e autarquias.
Neste regresso à escola pomos fim a um período longo de ausência, durante o qual o distanciamento físico e o contacto virtual se impôs no nosso quotidiano. Sentimos falta uns dos outros, da presença, da proximidade, dos gestos e dos afetos. O equilíbrio emocional de todos nós, especialmente das crianças e dos jovens, está no topo das nossas preocupações.
Pessoalmente, e julgo ser um desejo partilhado, queremos que, dentro do que as circunstâncias permitem, seja possível recuperar alguma normalidade e os elos relacionais que devem existir entre alunos, professores, pessoal não docente e famílias, com responsabilidade e consciência coletivas. Só assim poderemos proporcionar o ambiente de confiança, segurança e tranquilidade fundamental para um quotidiano letivo saudável e proficiente.
É neste contexto que os pais e encarregados de educação assumem uma importância ainda maior: cuidar e proteger os seus para que a escola possa ser cuidada e protegida. Apelo-vos para que sejam vigilantes na manutenção do distanciamento à porta das escolas, sabendo que também o pessoal docente e não docente farão os maiores esforços para assegurar a necessidade imperiosa de cuidar da saúde e do bem-estar, respeitando, com rigor e sentido de missão, as medidas de contingência.
Da parte da autarquia e dentro das suas competências, asseguro-vos que tudo faremos para encontrar as soluções necessárias às eventuais dificuldades que possam surgir.
Desejo os mais sinceros votos de um excelente ano letivo a todos os que com entusiasmo, dedicação e sentido de responsabilidade humanizam as escolas.
Da minha parte fica o compromisso de continuarmos a caminhar “juntos” no trilho da educação que consolide um futuro de confiança.
Bem hajam.
Emília Santos”.