Anúncio foi realizado ontem por Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal da Trofa.
O Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto, anunciou ao final da tarde desta quarta-feira que o concurso da terceira fase da Variante à Estrada Nacional (EN) 14 foi enviado para publicação em Diário da República. Assim, o procedimento deverá ser lançado na próxima semana, tendo um custo previsto de 32 milhões de euros. É de prever que a empreitada, que ligará a Maia até ao interface rodoferroviário da Trofa, se inicie no verão de 2021.
No Facebook, o autarca da Trofa escreveu que “aguardamos ansiosos que as máquinas cheguem ao terreno, para aí sim, festejarmos verdadeiramente a realização de mais este sonho”. “Quero que a data de hoje fique na nossa memória, como o dia em que finalmente, mais de 20 anos depois, conseguimos avançar no processo que vai levar à construção da tão ansiada Variante à EN14”.
Sérgio Humberto deixou ainda uma longa lista de agradecimentos. “Obrigado Sr. Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, pela seriedade com que tem conduzido este processo. Um agradecimento extensivo ao Sr. Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, e aos meus colegas Autarcas, Presidente da Câmara Municipal da Maia, Silva Tiago e Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, incansáveis nesta causa que nos mobilizou em prol do desenvolvimento da nossa região Norte”.
Silva Tiago garante inauguração de variante à EN14 no próximo mês
No final de um encontro, na última semana, entre representantes da Maia, Porto, IP e Governo sobre a questão do congestionamento de trânsito na VCI, Silva Tiago falou aos jornalistas também sobre a falta de uma passagem pedonal na Rua Serafim da Cruz, no Castêlo da Maia. O autarca afirmou que “a nova via [a variante] só irá abrir quando a nova passagem pedonal estiver concluída” e que “isso deverá acontecer dentro de cerca de um mês“.
A construção desta estrada, que termina na Via Diagonal, está a deixar os moradores do Castêlo da Maia preocupados com a falta de passagens pedonais e para veículos motorizados e, inclusive, levou ao envio de uma proposta aprovada em Assembleia de Freguesia do Castêlo da Maia dirigida ao Presidente da autarquia.
Silva Tiago garante inauguração de variante à EN14 no próximo mês