Aniversário de 25 anos do evento fica marcado pelas condicionantes da pandemia de Covid-19.
O Portugal Fashion regressa à cidade do Porto já na próxima quinta-feira, dia 15 de outubro, depois de ter sido adiado em março, devido ao coronavírus. Estes três dias dedicados à moda estarão fortemente condicionados pela pandemia. O evento terá um modelo diferente, adequado às regras recomendadas pela DGS, que inclui apresentações online e uma redução de cerca de 80% de espetadores.
“A crise sanitária motiva uma reinvenção profunda do evento, consubstanciada em novos modelos de organização dos desfiles, novas formas de comunicação das criações e novos modos de interação com o público”, explica a diretora do Portugal Fashion, Mónica Neto.
“Para lá das alterações impostas pela covid-19, o Portugal Fashion vai ser necessariamente diferente em função do momento difícil que a moda portuguesa atravessa, à semelhança de muitas outras atividades económicas e culturais. O impacto socioeconómico da pandemia está a penalizar fortemente a fileira moda e, por isso, o Portugal Fashion tem o dever acrescido de apoiar e dar esperança a criadores e marcas. Hoje, talvez como nunca nestes 25 anos de Portugal Fashion, é nossa obrigação proteger o talento nacional. E não me parece que haja melhor maneira do que esta de assinalar o nosso 25.º aniversário”, conclui Mónica Neto.
O evento decorrerá assim num “modelo híbrido” que “garante segurança sanitária”, “em consonância com o esforço nacional de combate à pandemia”. O Portugal Fashion de 2020 vai contar com desfiles ao ar livre, no tradicional formato presencial, obedecendo às regras de distanciamento físico, e vai incluir “vídeos, live streaming, performances e outros meios inovadores”.