A nova linha faz parte do Programa Nacional de Investimentos 2030 e prevê a construção de duas pontes sobre o Douro e Tejo.
A nova linha de alta velocidade vai permitir fazer o percurso de comboio entre Porto e Lisboa em menos de metade do tempo do comboio mais rápido a fazê-lo atualmente. Velocidades sempre próximas dos 300 quilómetros por hora vão garantir que a viagem entre Porto e Lisboa dure apenas uma hora e quinze minutos.
De acordo com informações avançadas pelo “Público” esta quinta-feira, 22 de outubro, a linha faz parte do Programa Nacional de Investimentos 2030 e terá um custo aproximado de 4 500 milhões de euros.
O projeto deverá ser apresentado pelos ministros das Infraestruturas, Ambiente e Agricultura mas, ao que o Público avança, a construção de uma linha de alta velocidade obrigará ao desenvolvimento de mais duas pontes, uma sobre o Douro e outra sobre o Tejo.
De acordo com o mesmo jornal, o projeto divide-se em duas fases. A primeira terá o foco no troço que vai de Vila Nova de Gaia a Soure e, numa segunda etapa, as obras incidirão na restante parte da linha, de Leiria até Lisboa.
Curiosamente, já em 1999, o Executivo de Guterres anunciava que o “TGV vai ligar Lisboa ao Porto em uma hora e 15 minutos”. O primeiro-ministro à data apontava a conclusão desta obra para o ano de 2010. Até então, nada de TGV.
Câmara apela para que maiatos não frequentem ginásios e parques ao ar livre