Todos os guardas prisionais e profissionais da cadeia de Custóias deverão ser testados nos próximos dias. Alguns aguardam os resultados do teste à Covid-19.
Quatro guardas prisionais e dois profissionais de saúde do Estabelecimento Prisional do Porto (EPP), em Matosinhos, testaram positivo à Covid-19. A informação foi confirmada pela Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais ( DGRSP) à Lusa.
Segundo a mesma fonte, e na sequência de uma reunião realizada na manhã desta quinta-fera, dia 29, “está a equacionar-se uma nova testagem a todos os trabalhadores” da cadeia de Custóias. No tentando, já 24 guardas realizaram o teste e aguardam o resultado.
Ainda segundo DGRSP, estes casos positivos entre os guardas prisionais terão acontecido “com elevado grau de probabilidade, no contexto das respetivas vidas privadas”. Ainda assim, todos os guardas prisionais e profissionais da cadeia de Custóias deverão ser testados nos próximos dias.
Recorde-se que a cadeia de Custóias tem, há já alguns meses, um espaço reservado para receber os reclusos que estejam infetados com covid-19 de toda a zona Norte do País. Segundo garante a DGRSP, de momento estão oito reclusos com covid-19 nessa área, isolada de todos os outros reclusos do EP Porto. Para entrar nesta área, é necessário que, quer os guardas, quer os profissionais de saúde, estejam totalmente equipados.
Covid-19. Portugal ultrapassou a barreira dos quatro mil casos diários