Listas de espera para receber a vacina contra a gripe são a realidade de várias farmácias maiatas.
Para desimpedir os centros de saúde e para maior comodidade dos utentes, tal como aconteceu em 2019, também este ano é possível tomar a vacina contra a gripe na generalidade das farmácias.
A prioridade é para os maiores de 65 anos, que a recebem gratuitamente, mas, se houver stock nesse sentido, também a generalidade da população se poderá vacinar numa farmácia. Neste segundo caso, a vacina tem um custo mediante o sistema ou seguro de saúde.
Têm sido várias as notícias de que não há stock de vacinas nas farmácias e, na Maia, não está a ser diferente. O NOTÍCIAS MAIA contactou algumas farmácias maiatas para entender a resposta atual às vacinas da gripe e, na maioria dos casos, já não há vacinas e as listas de espera são grandes.
É o caso da Farmácia Portas da Maia, da Farmácia Bom Despacho e da Farmácia Moreira Barros. Todas elas sem stock e com muitas dezenas de pessoas à espera. Questionadas sobre quando voltariam a ter os fármacos disponíveis, a resposta foi só uma: estão a aguardar e não sabem quando virão a receber nova quantidade.
No caso da Farmácia Central de Catassol, as vacinas já vieram, terminaram e não haverá mais, mesmo tendo ficado muita gente de fora.
Contrariamente aos casos anteriores, a Farmácia Aliança e a Farmácia Agra têm ainda disponíveis algumas doses da vacina para maiores de 65 anos. Segundo ambos os espaços, “já são poucas” mas “ainda vai havendo”. Para o resto da população, a situação é também de lista de espera.
Enfermeira na UCI Covid descreve como viveu o seu primeiro óbito