A certificação tem em conta a qualidade no atendimento ao público, a qualidade no patrulhamento e a qualidade na fiscalização.
A certificação de qualidade foi atribuída aos postos territoriais de Vendas Novas, Barcelos, Caldas da Rainha, Cantanhede, Castelo Branco, Elvas, Macedo de Cavaleiros, Maia, Oliveira de Azeméis e Santo André.
No final de 2019, os postos territoriais de Fátima e Azambuja tinham obtido esta certificação. São agora doze o número de postos com a certificação ISO 9001/2015 – que, no seu conjunto, contam com um efetivo de 364 militares.
A GNR definiu como âmbito do seu Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) a melhoria contínua dos seus processos no serviço prestado à população, cuja avaliação é feita a três níveis: a qualidade no atendimento ao público; a qualidade no patrulhamento; e a qualidade na fiscalização.
No futuro, numa terceira fase, a certificação de qualidade será atribuída a destacamentos territoriais, ou seja, a um nível superior na estrutura da GNR. Os destacamentos territoriais de Tomar e Alenquer serão os primeiros a obter a Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, o que implicará também a replicação da certificação a todos os Postos Territoriais que integram estes dois destacamentos.
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, assinalou o momento com a presença na cerimónia de atribuição da Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade a um destes Postos – o posto territorial de Vendas Novas –, sessão onde esteve também presente a Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa, Maria de Fátima Fonseca.