A Câmara Municipal da Maia apresentou quatro novas viaturas de recolha de lixo mais amigas do ambiente.
A Maiambiente e os presidente e vice-presidente da autarquia, Bragança Fernandes e António Tiago, apresentaram publicamente as novas viaturas de limpeza urbana e de recolha de lixo. As novas viaturas são três camiões a gás natural e um carro elétrico para apoiar a limpeza urbana.
Cada veículo pesado tem um preço de aquisição de 200 mil euros enquanto o carro elétrico ficou por 25 mil euros. António Tiago salientou que “além da recolha dos resíduos dos contentores porta a porta também faz o levantamento dos resíduos nos contentores enterrados, sendo que é o único com estas caraterísticas em Portugal que é movido a gás natural”.
“É um projeto da Maia levado a cabo pela empresa municipal – Maiambiente – e que deverá ser seguido por outros municípios no país, dado que se trata de um bom exemplo de sustentabilidade e de boas práticas ambientais a nível nacional”, afirmou o vice presidente social-democrata António Tiago.
A Maia apresenta-se como um município de proa no que concerne a reciclagem e recolha seletiva de resíduos, resultado de um trabalho de vários anos, segundo António Tiago, “os elevados índices alcançados no município na reciclagem multimaterial na ordem dos 41 por cento e que colocam a Maia ao nível do que de melhor se faz na Europa e no mundo neste âmbito”.
De resto, a Maia é um município inovador e vanguardista no que diz respeito à reciclagem e à recolha seletiva de resíduos. O vice-presidente frisou que “os elevados índices alcançados no município na reciclagem multimaterial na ordem dos 41 por cento e que colocam a Maia ao nível do que de melhor se faz na Europa e no mundo neste âmbito” constitui o resultado de um trabalho sustentado de há vários anos. O autarca recorda que “os municípios vizinhos têm taxas na ordem dos 20%” apenas.
Na ocasião, a autarquia aproveitou para destacar o papel pioneiro e inovador da Câmara da Maia no âmbito ambiental. Assim, os bons resultados têm sido reveladores para o município.