Por cada 20€ em compras no comércio de rua, os consumidores recebem 2€ de desconto. Depois, cabe ao comerciante redimir os vouchers diretamente com o Município do Porto.
O Executivo Municipal aprovou nesta segunda-feira, por unanimidade, o “Programa de incentivo à atividade comercial” para a época festiva. Consiste na entrega, aos comerciantes aderentes, de vales de desconto de dois euros por cada 20 euros em compras.
Ou seja, todos os consumidores que fizerem compras de valor igual ou superior a 20 euros nas lojas aderentes, recebem do comerciante esse desconto automático. Caberá depois ao comerciante redimir diretamente os vouchers junto do Município do Porto.
Segundo o Portal de Notícias do Porto, no total, serão atribuídos 162.500 vouchers, num investimento camarário até aos 325 mil euros. A este programa acresce a entrega de tickets para a isenção de estacionamento em quatro parques de estacionamento municipais, na Baixa do Porto.
Assim, os estabelecimentos de porta aberta para a rua e com dimensão de loja até aos 250 metros quadrados que queiram aderir ao programa deverão contactar o departamento municipal de Turismo e Comércio.
Segundo informação do município do Porto, que cita a proposta do vereador da Economia, Turismo e Comércio, Ricardo Valente, o objetivo é apoiar o comércio de rua, local e tradicional, esperando que esta medida complementar concorra “para um aumento do fluxo de clientes junto do setor comercial da cidade e assim contribuir para fazer face à difícil situação de crise económica, provocada pela doença Covid-19, nomeadamente numa época tão preponderante para o comércio como é o Natal”.
“Queremos começar a distribuir os vouchers ainda hoje. Os comerciantes aderentes terão na sua porta um autocolante a indicar que aderiram aos vales de desconto Porto”, explicou o vereador, acrescentando que “a ideia é que cada comerciante possa receber de cada vez 100 vouchers”, admitindo ainda que possa haver lugar a uma segunda distribuição, mediante o número de adesões.