O reconhecimento surge na primeira edição dos Country Brand Awards na categoria de promoção do turismo.
Os Country Brand Awards reconheceram Portugal como o país com a melhor marca turística da Europa e a terceira a nível mundial.
Esta é a primeira edição de um prémio que tem como objetivo reconhecer o trabalho de construção da marca país face ao período atual.
Na categoria de promoção do turismo, Portugal lidera o ranking Europeu dos melhores países na promoção do turismo e conquista ainda o terceiro lugar mundial, depois do Dubai e da Austrália. Segundo a Execute Digest, a gestão da crise do Covid-19 sido um fator importante na votação dos jurados.
Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, referiu em comunicado que “é com particular orgulho que vemos o trabalho do Turismo de Portugal reconhecido no estrangeiro, especialmente neste ano excecional”.
“Face aos impedimentos que têm afetado a nossa indústria, o Turismo de Portugal tem implementado, desde o início, medidas para minimizar o impacto da redução temporária dos níveis de procura no turismo, apostando numa promoção ajustada ao momento, em ações pontuais em diversos mercados e, sobretudo, procurando reforçar a confiança no destino. Esta é a nossa mensagem: Portugal permanece autêntico, diverso, atrativo, inclusivo e seguro. Mantém o propósito e o compromisso de bem receber, de respeitar as diferenças e hoje, mais do que nunca, de garantir a todos que podem viajar pelo país, com segurança e confiança”, conclui.
Os Country Brand Awards avaliam os países com base em três categorias:
- A capacidade de gerar marca económica que inclui a atração de investimento, o fomento das exportações e a atração de talento;
- A construção da marca turística, condicionada pela capacidade de atrair turistas e gerar movimentação económica, somando-se ainda os conceitos intangíveis da marca país, como o fator de influência de empresas e marcas emblemáticas, os seus habitantes, a sua cultura e a influência de questões políticas e jurídicas;
- A gestão da crise da Covid-19 onde ganha maior protagonismo a forma como os países e as marcas protegem os cidadão. Assim, o reconhecimento dos critérios de promoção turística resulta de uma análise exaustiva das melhores campanhas de promoção do turismo nos últimos três anos e de como a atual crise sanitária tem sido gerida no terreno.