Fernando Teixeira dos Santos era o presidente executivo do EuroBic desde 2016. Está escolhida a nova equipa de administração.
Fernando Teixeira dos Santos, de acordo com o Jornal de Angola conhecido como o “banqueiro” de Isabel dos Santos no processo “Luanda Leaks”, abandonou a presidência executiva do EuroBic, cargo que ocupava desde 2016.
Segundo informações do Expresso, o Banco de Portugal aprovou, ao final de vários meses de análise, a nova equipa de administração da instituição ainda detida por Isabel dos Santos. José Azevedo Pereira, que já estava na administração do banco, será o novo presidente executivo.
O “chairman” (presidente do Conselho de Administração, com funções não executivas) é Pedro Maia, ocupando o cargo que até aqui era desempenhado por Diogo Barrote. Pedro Maia já era administrador não executivo.
O EuroBic é atualmente um banco numa situação delicada, já que a sua principal acionista, Isabel dos Santos, está a vender a sua participação, depois do escândalo “Luanda Leaks”.
O próprio banco, segundo o Expresso, é alvo de investigações do Banco de Portugal por conta de transferências suspeitas feitas pela Sonangol aquando da sua presidência e que passaram no banco.