O contrato de comodato foi aprovado no dia 2 de dezembro em Assembleia de Freguesia.
A Freguesia de Águas Santas vai receber a instalação da sede social da Associação Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular. O contrato foi assinado no passado do 2 de dezembro tendo os deputados da freguesia acordado na cedência do 1º piso do edifício da Biblioteca para a instalação da sede em Portugal.
Em declarações ao NOTÍCIAS MAIA, Paulo Ramalho, Vereador das Relações Internacionais, afirmou que “ao tomar conhecimento que o Eixo Atlântico pretendia deslocalizar a sede do Porto, e que a Maia poderia ser uma possibilidade, entre outras opções”, entrou em contacto com o Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, que “acolheu bem a ideia”. Nesse sentido, “avaliamos várias soluções no território do nosso município, tendo sido escolhida, em articulação com os responsáveis do Eixo Atlântico, Águas Santas”.
Paulo Ramalho adiantou que o Edifício da Junta de Freguesia de Águas Santas “tinha um espaço disponível e com as condições adequadas, que acabou por ser escolhido face à disponibilidade também manifestada pela Junta de Freguesia”. Para o Município da Maia, que é associado do Eixo Atlântico, o Vereador entende que “é uma mais valia que o seu território tenha sido o escolhido para receber a nova sede do Eixo Atlântico”.
Segundo comunicado enviado às redações, para a Junta de Águas Santas, “são várias as mais-valias que advêm da presença de uma Associação como o Eixo Norte Atlântico”. A Junta fala da “atividade em termos de programas de cooperação”, da “vasta possibilidade de dinamização dos espaços do nosso Centro Cívico, nomeadamente ao nível da utilização de espaços para a realização dos eventos desta Organização”, do “conhecimento de programas de investimento e de financiamento”, entre outros.
Sobre o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular é uma Associação de Municípios transfronteiriça de Direito Público, integrada por municípios e entidades da Administração Local que configuram o sistema urbano da euro-região Galiza-Norte de Portugal. À data, integram o Eixo Atlântico 35 cidades do Norte de Portugal e Galiza, sendo a Maia uma das 17 cidades portuguesas associadas.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular é uma entidade sem fins lucrativos que se dedica a apoiar todas as iniciativas que fomentem a cooperação transfronteiriça, promovendo hoje vários programas de cooperação, como o são a Capital da Cultura do Eixo Atlântico, à Bienal da Pintura, à Mostra Musical, aos Jogos do Eixo Atlântico, à Expocidades, aos programas no âmbito da agência da ecologia urbana, à formação e à realização de fóruns e seminários.