A intervenção tem a duração prevista de um mês e obrigará apenas a ligeiros condicionamentos pedonais.
A Metro do Porto vai iniciar na próxima semana os trabalhos de exploração arqueológica ao longo do traçado da nova Linha Rosa, prévios ao arranque da construção.
As sondagens arqueológicas vão incidir sobre três pontos específicos em redor da futura Estação de S. Bento, todos eles localizados na Praça da Liberdade e no Largo dos Lóios.
Dada a natureza dos trabalhos, que são manuais, efetuados sem recurso a máquinas, a Metro do Porto garante que “não haverá qualquer tipo de impacto ambiental”.
A intervenção tem a duração prevista de um mês e obrigará apenas a ligeiros condicionamentos pedonais, mantendo-se a total normalidade de circulação rodoviária.
Posteriormente, já nas primeiras semanas de 2021, irão arrancar trabalhos idênticos em outras áreas do percurso da Linha Rosa.
A nova Linha Rosa do Metro do Porto é formada por quatro estações e cerca de três quilómetros de via, ligando São Bento/Praça da Liberdade à Casa da Música, servindo o Hospital de Santo António, o Pavilhão Rosa Mota, o Centro Materno-Infantil, a Praça de Galiza e as faculdades do pólo do Campo Alegre.