Plano de vacinação foi divulgado esta quinta-feira. SMS devem começar a chegar em abril, depois de vacinados os grupos prioritários.
O plano de vacinação contra a Covid-19 arranca já em dezembro, mas a população em geral só deverá começar a ser vacinada em abril. De acordo com o plano traçado, conhecido nesta quinta-feira, 17 de dezembro, a convocação da população deverá ser recebida nos telemóveis, através de mensagem escrita (SMS).
Inicialmente será perguntado ao utente se quer receber a vacina. O utente deverá responder com “sim” ou “não”, conforme a sua opção. Caso responda afirmativamente, receberá outro SMS com o agendamento.
Está previsto que, entre dezembro e janeiro, 139 mil pessoas pertencentes a grupos prioritários, sejam vacinadas contra a covid-19. Destes, 21 mil serão profissionais de saúde e 118 mil serão residentes e profissionais de lares de idosos. Esta primeira fase irá acontecer nos locais de trabalho dos profissionais de saúde e com recurso a equipas móveis nos casos dos lares.
As primeiras vacinas contra a Covid-19 deverão chegar a Portugal a 24 ou 26 de dezembro e estima-se que até abril sejam vacinadas 950 mil pessoas, anunciou o coordenador da task force do Plano de Vacinação. Segundo o calendário provisório, em dezembro serão entregues 9750 doses, em janeiro 303225, em fevereiro 429000 e em março 487500
No dia 5 de janeiro, Portugal receberá cerca de 300 mil doses, criando condições para vacinar cerca de 120 mil pessoas residentes em lares e mais cerca de 20 mil profissionais de saúde.