Com esta atualização, os portugueses emigrantes que vão passar o Natal em Portugal não necessitam de dias de quarentena à chegada à Suíça.
O anúncio da saída de Portugal da lista de países de elevador risco da Suíça foi feito, nesta tarde desta sexta-feira, pela Embaixada da Suíça em Lisboa. “A partir de 19 de dezembro, as pessoas que entram na Suíça proveniente de Portugal não devem ser colocadas em quarentena“, pode ler-se, em comunicado.
A Suíça tinha anunciado no início do mês que iria colocar Portugal na lista de países de elevado risco, tendo a medida entrado em vigor no início da semana, a 14 de dezembro. Esta situação obrigaria a que os portugueses emigrantes tivessem de fazer uma quarentena de dez dias no regresso à Suíça.
Mas, neste dia 18 de dezembro, a poucos dias do Natal, a Suíça reavaliou a decisão e retirou Portugal da lista de países de risco.
Recorde-se que, aquando da primeira decisão de colocar Portugal na lista de países de risco, mais de 11 mil emigrantes portugueses na Suíça assinaram uma petição em que pediam a retirada de Portugal dessa lista.