O primeiro lote da vacina contra a covid-19, desenvolvida pela Pfizer-BioNTech, chegou a Portugal durante a manhã deste sábado e tem como destino os profissionais de saúde dos centros hospitalares universitários do Porto, São João, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central.
As primeiras 9750 doses chegaram esta manhã à zona de Coimbra, de onde vão sair ainda esta tarde para serem distribuídas pelos vários vários hospitais, por forma a iniciar a vacinação no domingo. Estas primeiras doses são destinadas aos profissionais de saúde dos centros hospitalares universitários do Porto, São João, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central.
A viatura que transposta as vacinas, duas caixas que no total pesam 41 quilogramas e que necessitam de estar a temperaturas abaixo dos 80 graus, foi escoltada por várias forças de segurança e entrou no perímetro da unidade de armazenamento por volta das 9.45h. O processo de abertura da viatura, que estava selada, foi acompanhado no local por vários responsáveis do Governo, dirigidos pela ministra da Saúde, Marta Temido.
A vacinação em Portugal começa no domingo, sendo simultânea nos estados-membros da UE, facultativa e gratuita.
Este primeiro lote vai ser reforçado com a entrega de mais 70200 doses, que têm chegada prevista para segunda-feira ao país, elevando o total disponível até ao final do ano para 79950 vacinas.
Entre dezembro e o primeiro trimestre de 2021, que corresponde ao período da primeira fase definida pela `task-force` responsável pelo plano de vacinação, Portugal espera receber 1,2 milhões de vacinas, distribuídas por três períodos: 312975 doses entre dezembro e janeiro, 429 mil doses em fevereiro e 487500 em março.