As duas empresas reajustaram os serviços tendo em conta as restrições à circulação de pessoas impostas pelo Estado de Emergência.
A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai operar com horários de sábado e sem serviço de madrugada no dia de passagem de ano e o Metro do Porto funcionará até às 23h.
Em comunicado, a STCP explica que ajustou os horários dos seus autocarros no seguimento da renovação do Estado de Emergência e da “reduzida procura prevista” para os próximos dias, sendo que na quinta-feira, o último dia do ano, os autocarros da rede vão operar com o horário de sábado. No dia 01 de janeiro, o serviço de madrugada não se vai realizar e a partir das 6h entra em vigor o horário de “domingos e feriados”, com uma redução de oferta após as 13h em algumas linhas.
Quanto à rede de elétricos, a operadora afirma que vão funcionar com o habitual horário e com recolha pelas 19h no dia 31 de dezembro, sendo que na sexta-feira o serviço estará suspenso. Nos dias 2 de 3 de janeiro os horários da rede de autocarros permanecem sem alterações, mantendo-se a redução de oferta a partir das 13h.
Também o Metro do Porto anunciou que, nas diversas linhas da rede, as últimas partidas no dia 31 de dezembro têm lugar “cerca das onze da noite”. “Na última noite do ano, o Metro do Porto funciona apenas até às 23h, em linha com as restrições à mobilidade em vigor ao abrigo do estado de emergência”, refere.
Na sexta-feira, a operação do Metro será “idêntica à dos feriados”, tendo inicio às 6 horas. Nos dias 2 e 3 de janeiro, estará disponível a oferta normal, com “todas as viagens em veículos simples”. A operadora adianta ainda que retoma a sua operação habitual na segunda-feira, 4 de janeiro.