Apenas dez dos três mil professores e funcionários das escolas da Maia testados tiveram um resultado positivo para a Covid-19.
Os cerca de quatro mil professores e funcionários das escolas da Maia estão a realizar o teste rápido à Covid-19, de forma gratuita. Desde dia 6 de janeiro, brigadas móveis da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) estão nas sedes dos agrupamentos escolares do concelho da Maia, para realizarem os testes antigénio.
Esta testagem é gratuita e facultativa, estando direcionada a todos os professores e funcionários do universo escolar da Maia, fruto de um protocolo assinado pelo Município da Maia e pela Cruz Vermelha Portuguesa. Este sábado, 9 de janeiro, foi a vez dos funcionários do pré-escolar da rede solidária do concelho da Maia fazerem os testes no posto fixo.
Numa altura em que se prepara um novo confinamento, a autarquia, em colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa, quer cortar todas as cadeias de contágio em meio escolar que deverá permanecer aberto.
Em declarações ao NOTÍCIAS MAIA, José Ferreira, presidente da delegação da Maia da Cruz Vermelha Portuguesa, explicou que adesão tem sido “significativa” e que, para os funcionários e professores que não compareceram na testagem na sede de cada agrupamento, haverá ainda a possibilidade de fazer o teste no posto fixo.
Quanto à adesão, o responsável estima que será “superior a 90%”. Recorde-se que esta testagem incluía o universo de cerca de quatro mil professores e funcionários dos sete agrupamentos escolares do concelho e também ao pessoal e creches da rede solidária da Maia.
“As pessoas têm que ter consciência que com o agravar da pandemia vai ser preciso fazer este tipo de testagem”, conclui José Ferreira.