Portugal tem agora um valor mais alto de óbitos diários do que qualquer outro país do mundo e desde há dois dias é também o que reporta mais novos casos por milhão de habitantes.
Portugal registou esta sexta-feira mais 234 mortes por Covid-19, o que significa um novo máximo diário. O valor português de óbitos ultrapassou agora todos os outros países que reportam dados da pandemia, até mesmo os Estados Unidos, o Brasil ou o Reino Unido, sendo que neste último a mortalidade em 2020 foi a mais elevada desde II Guerra Mundial.
Portugal já era o país com mais novos casos diagnosticados de infeção, por milhão de habitantes, tendo em conta a média dos últimos sete dias. Mas, segundo os dados mais recentes do portal Our World in Data, é também o que tem mais mortes reportadas por milhão de habitantes.
Em termos de óbitos, na média móvel a sete dias que continua a subir desde dezembro, Portugal está na primeira posição, com 18,24 mortes por milhão de habitantes. Seguem-se o Reino Unido (18,10), a República Checa (14,90) e a Eslováquia (14,16). A média a sete dias tem a vantagem de permitir tirar conclusões menos influenciadas por variações diárias e indicar uma incidência mais prolongada.
No que respeita aos novos casos e tendo em conta a média dos últimos sete dias, o país regista 1,043.71 por milhão de habitantes, estando à frente de Israel com 920,67, Andorra com 905,97 e Espanha com 721,79.
Por fim, no que toca aos testes realizados, também por milhão de habitantes, a lista passa a ser liderada pela Áustria (23,78), Dinamarca (17,25) e Emirados Árabes Unidos (15,02), sendo tanto o Reino Unido (8,60) como Israel (12,76) estão entre os dez países que mais testam. Portugal (5,29), apesar dos números negros de mortos e infetados, fica-se pelo 14.º lugar, fazendo pouco mais de metade dos testes de Israel (na média dos últimos sete dias).