Já começaram os trabalhos para erguer a escultura da autoria Robert Schad. Terá cerca de 15 metros de altura e três mil quilos.
A Praça Doutor José Vieira de Carvalho vai receber já este mês a escultura Zmork para a Maia, da autoria de Robert Schad. Uma obra que fará parte da Praça do Município de forma permanente.
O escultor, que iniciou a carreira nos anos 80 em Portugal, volta à Maia para homenagear a “alma empreendedora” da cidade e não prestar “um tributo à imagem feminina”, como havia sido a primeira informação partilhada pelo NOTÍCIAS MAIA.
Esta é a segunda vez que a Maia recebe uma obra do alemão Robert Schad, que é também autor da Cruz Alta, peça com 34 metros situada no Santuário de Fátima. Na sua primeira passagem pela Maia, o artista expôs, de forma temporária, também na Praça do Município da Maia, entre 2017 e 2018, três esculturas em ferro maciço, inspiradas no quotidiano.
A obra teve o investimento de 74.350 euros. Trata-se de uma estrutura em aço corten, de 10 milímetros de espessura, que demorou cerca de um ano a ser construída, tem 15 metros de altura e pesa cerca de três toneladas.
António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal, afirma, em comunicado, que “a decisão de fazer a escultura foi tomada em 2019 e o Município, como pessoa de bem, honrou o compromisso assumido, tanto mais que o objeto é produzido por uma empresa maiata. Assim, não só qualificamos o espaço público como apoiamos o tecido empresarial da Maia”.
“Esta obra trará muitos turistas à Maia”
António Oliveira Carneiro, sócio-gerente da INDIMESA, empresa maiata responsável pela construção da peça, disse ao NOTÍCIAS MAIA que é com “muito orgulho” que empresa que divide com o sócio Rui Carvalho executa “uma obra para a minha terra”. Explicou que a sua relação com o artista Robert Schad começou há vários anos, e que, quando fundou a sua própria empresa de Metalomecânica, o artista convidou-o para trabalhar na montagem das estruturas.
Segundo António Oliveira Carneiro, este projeto está pensado há cerca de 3 anos e os trabalhos de montagem da base que sustentará a obra já começaram. A inauguração está marcada para dia 19 de fevereiro. Para o responsável da empresa maiata, que considera a notoriedade do artista alemão, “esta obra trará muitos turistas à Maia”.
Notícia atualizada a 4 de fevereiro às 19:15h – A obra é uma homenagem à “alma empreendedora” da cidade e não um “tributo à imagem feminina”.