Caminhadas Proibidas
17 de janeiro, Ecocaminho da Maia, uma manhã dominical típica, muita gente na rua e um sol primaveril único. Casais novos e velhos percorrem naturalmente o percurso, embrenhados nos seus conflitos conjugais; muitos cães e muitos donos a travar conhecimento mútuo; grupos de amigos a apanhar banhos de sol, junto ao antigo restaurante da estação; os desportistas de fim-de-semana abundam com os seus outfits sem máscara; famílias tentam usufruir ao máximo o caminho, mas os putos querem fazer sempre chichi e cocó e os pais desistem em continuar a jornada.
Uma autêntica azáfama de pessoas que aumenta, quando chega a hora de recolher obrigatório das 13 horas, toda a gente quer dar os seus últimos fôlegos de liberdade antes de estar enclausurada nos seus lares.
A 18 de janeiro, a Câmara Municipal anuncia o encerramento temporário do recinto, devido à excessiva concentração de pessoas.
Nesse mesmo dia, o primeiro-ministro António Costa anunciou novas medidas de confinamento mais restritivas, os novos “Dez Mandamentos”.
Até breve Ecocaminho!
Nelson Maia, Janeiro de 2021.