A Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude foi criada em 2020 e já conta com mais de 70 Municípios.
A Maia aderiu à Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, integrando, como membro fundador, esta plataforma criada pela FNAJ (Federação Nacional das Associações Juvenis). Fundada no final de 2020, já conta com mais de 70 Municípios.
Esta rede nacional tem como missão consolidar a ligação e cooperação entre o movimento associativo juvenil e as autarquias, traduzindo-se numa rede de contacto e compromisso para a implementação de reais políticas de juventude, promovendo uma abordagem inovadora na forma de encarar as questões da participação jovem.
“A pertença a esta rede, pioneira na conceção, implementação e avaliação de políticas locais de Juventude estruturantes e sustentáveis, eleva o atual compromisso da autarquia com a/os jovens do concelho, potenciando a criação de mais e melhores políticas amigas da Juventude, por meio da partilha de boas práticas, da criação de estratégias e da promoção de sinergias associativas e municipais, que esta plataforma encerra”, explica o município.
A Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude prestará apoio na criação e otimização das ferramentas de participação e dos espaços de diálogo jovem, potenciando a dinamização de planos de ação de políticas amigas da Juventude e de projetos que se adequem às suas intenções.