O Estado, maior acionista da transportadora, já terá escolhido o novo presidente executivo da companhia aérea.
Segundo o jornal Observador, a TAP já tem novo CEO e será um alemão. O Ministério das Infraestruturas, contactado por vários órgãos de comunicação social, não fez comentários. No início de janeiro, o Jornal Económico avançava que havia uma short-list de candidatos identificados para assumir a presidência executiva da companhia e Jaan Albrecht Binderberger, gestor alemão, com mais de 40 anos na indústria de aviação, tendo estado à frente dos destinos da Saudi Arabian Airlines (Saudia) até ao início do ano passado, era um dos nomes.
A manutenção de Miguel Frasquilho, presidente do conselho de administração, também ainda não será certa. No entanto, Diogo Lacerda de Machado – advogado e a elemento que liderou o processo de reversão da privatização da TAP – e Esmeralda Dourado já fizeram saber que não estão disponíveis para continuar depois de abril. O mandato do conselho de administração da TAP terminou a 31 de dezembro.
Esmeralda Dourado tem experiência empresarial e de gestão e Diogo Lacerda Machado estava na TAP desde a renegociação do acordo com David Neeleman e conhece bem o setor da aviação. No entanto, o advogado próximo de António Costa, não terá uma relação fácil com o ministro que tutela a TAP, Pedro Nuno Santos para quem Lacerda Machado terá estado mais próximo dos acionistas privados do que do Governo no braço-de-ferro que levou à venda da posição por parte do empresário americano.