António Domingos Alves Pereira tinha 93 anos. O funeral acontece no dia 12 de março.
Faleceu esta quarta-feira, 10 de março, António Domingos Alves Pereira, uma das figuras mais queridas e relevantes da história do Grupo Regional de Moreira da Maia. Tinha 93 anos.
António Pereira, conhecido carinhosamente por “Sr. Caroço” nasceu a 26 de dezembro de 1927 na Maia e a sua vida esteve sempre ligada ao concelho da Maia, em especial a Moreira.
Nos anos 50 tomou as rédeas do Grupo Regional de Moreira da Maia, fundado em 1934, e assumiu a presidência durante mais de 65 anos. Deixou a presidência deste Grupo Folclórico há cerca de cinco, passando o comando para as mãos da sua filha, Maria Lucília Santos. Desde então tornara-se presidente honorário.
O falecimento de António Pereira foi assinalado na página de facebook do Grupo Regional. “Ilustre Moreirense, desde sempre dedicado à sua terra, às suas gentes, mas também um exemplar folclorista dedicado às suas raízes e à cultura das Terras da Maia ao longo de mais de 65 anos”, lê-se. Na bonita homenagem deixada nas redes sociais, lê-se ainda que “hoje os nossos corações ficam mais apertados, Moreira fica mais vazia, o Folclore Nacional perde um dos seus precursores”.
Além de uma figura muito relevante para este Grupo Folclórico, António Pereira foi ainda Sub-Regedor de Moreira em 1955 e Regedor entre 1956 e 1958. Foi também Presidente da Comissão Administrativa da Junta de Freguesia de Moreira entre 1975 e 1976.
Ao NOTÍCIAS MAIA, fonte próxima confirmou que o Sr. António esteve infetado com a Covid-19 em novembro mas recuperou da doença. Não faleceu com a Covid-19 mas a infeção deixou-o um pouco mais debilitado.
“Informamos que o nosso querido António Domingos Alves Pereira estará a partir das 16h na sede do Grupo Regional de Moreira da Maia, sita na Travessa de Matos 106 Moreira da Maia. O funeral realiza-se amanhã (12 de março) às 16.30h na igreja Paroquial de Moreira”, partilharam alguns familiares.