A permanência em parques e bancos de jardim volta a ser permitida, a partir de segunda-feira, embora as autarquias tenham o poder de o proibir.
O Presidente da Câmara da Maia, António Silva Tiago, determinou a reabertura do Ecocaminho da Maia, a partir da próxima segunda-feira, assim como a autorização de permanência da população nos parques e jardins do concelho da Maia.
De acordo com a Câmara Municipal da Maia, a decisão foi tomada na sequência da publicação do Decreto da Presidência do Conselho de Ministros nº 4/2021. O documento abre portas “à permissão de permanência em parques, jardins, espaços verdes, espaços de lazer, bancos de jardim e similares, sem prejuízo da competência dos presidentes da câmara municipal da área territorialmente competente”. Embora o novo estado de emergência só entre em vigor na quarta-feira, dia 17, “com vista a que as medidas agora determinadas iniciem vigência na segunda-feira, dia 15 de março, a regulamentação abrange dois dias, 15 e 16 de março, ainda ao abrigo da anterior renovação do estado de emergência declarada pelo Decreto do Presidente da República n.º 21 -A/2021 de 25 de fevereiro”.
A propósito, António Silva Tiago afirmou que os números da Covid 19 na Maia “têm estado sustentadamente, e desde há muito, sempre entre os mais baixos, tanto da região Norte como do país. O número de infeções por 100 mil habitantes, em 14 dias, é desde há algumas semanas, sempre inferior a 60, que é metade do número de referência do plano de desconfinamento determinado pelo governo”.
O presidente da Câmara da Maia acrescentou ainda que “esses números representam que a população da Maia interiorizou a gravidade da situação e percebeu a necessidade de adotar comportamentos sociais responsáveis, felizmente com bons resultados na diminuição dos números de infeção. Porém, não deixaremos de monitorizar permanente a situação e caso a situação pandémica se deteriore ou se verifiquem comportamentos irresponsáveis, não deixaremos de voltar a interditar os espaços.” concluiu.