O Gabinete funciona em colaboração entre a Câmara da Maia e a DECO e tem como objetivo informar, esclarecer e aconselhar todos os maiatos sobre os seus direitos em situações de conflitos de consumo.
O Gabinete Municipal de Informação e Apoio ao Cliente é um espaço criado autarquia em colaboração com a DECO em 1994 cujo objetivo é informar, esclarecer e aconselhar todos os maiatos sobre os seus direitos em situações de conflitos de consumo.
Para assinalar o Dia Mundial do Consumidor, comemorado no dia 15 de março, uma comitiva da autarquia visitou o espaço, contando com a presença de Márcia Passos, deputada à Assembleia da República.
Em 27 anos foram recebidos mais de 22 mil pedidos
Segundo a autarquia da Maia fez saber, durante os seus 27 anos de atividade, foram mais de 22 mil os pedidos de informações e esclarecimentos, e atendidos presencialmente cerca de 10 mil munícipes.
Ao longo do período de pandemia, o GMIAC mantém o atendimento aos munícipes, quer através de contacto telefónico e e-mail, quer através de atendimento presencial mediante marcação, sempre que a situação pandémica assim o permitir.
Este Gabinete Municipal de Informação e Apoio ao Cliente (GMIAC) tem por objetivo informar, esclarecer e aconselhar todos os maiatos sobre os seus direitos em situações de conflitos de consumo, oriundas das aquisições de bens e serviços.
O GMIAC tem como principais funções estabelecer a mediação de conflitos resultantes de atos de consumo; receber reclamações, analisá-las, acompanhá-las e/ou encaminhá-las para as entidades competentes; e desenvolver ações que visem a divulgação, sensibilização e formação do cidadão enquanto consumidor.
As principais áreas de atuação do Gabinete envolvem contratos de telecomunicações, atividade seguradora (especialmente nas áreas da habitação e da saúde), contratos de energia, atividade bancária, compras online e questões relacionadas com garantias de bens diversos.