Flores dos canteiros públicos da Rua 5 de Outubro, da Cidade da Maia, têm sido destruídas com sal, em ato de vandalismo. A Câmara Municipal da Maia considera que se trata de alguém que “precisa de ajuda” ou apenas de “ato de pura maldade, desrespeito e egoísmo”.
A Câmara Municipal da Maia irrompeu em fúria nas redes sociais, através da sua página oficial de Facebook, devido a atos de vandalismo em flores de canteiros públicos. A autarquia escreveu que “lamentavelmente, há pessoa (ou pessoas) que se tem entregue a colocar sal (!!) nas flores bonitas que são plantadas com carinho pelos serviços municipais nos canteiros públicos da Rua 5 de Outubro, na Maia”.
A autarquia sublinhou ainda que pode “ser que se trate de alguém doente ou que não esteja na plena posse das suas faculdades mentais e por isso precisa da nossa ajuda”. Caso contrário, “à pessoa que se entrega a esse ato de pura maldade, desrespeito e egoísmo, solicitamos que deixe de o fazer e encontre um propósito melhor para a sua vida”.
Também Marta Peneda, Vereadora com o Pelouro do Ambiente, reagiu no seu perfil de Facebook, desabafando que “por mais que me esforce não consigo entender a razão pela qual alguém depositou sal nas flores da rotunda da Rua 5 de Outubro, em Gueifães, matando-as”.
“Um triste exemplo de má cidadania que nos compete a todos denunciar. Porque nós, maiatos, não somos assim. Somos pela vida! Pela beleza. Pela cor e pelos sorrisos. Triste. Muito triste…”, rematou a autarca.