A ginasta da Maia apresentou um novo elemento técnico que será incluído no código de pontuação internacional e que será batizado com o seu nome.
Filipa Martins está na Suíça a representar Portugal nos Europeus de ginástica artística e, logo no primeiro dia de prova, a 21 de abril, já fez história.
A atleta apresentou um movimento inédito, da sua autoria, e que agora faz parte do código de pontuação internacional de ginástica artística. O novo elemento será batizado com o seu nome.
A título de exemplo, a ginasta norte-americana Simone Biles, que já ganhou cinco medalhas olímpicas (quatro de ouro) e 25 medalhas em campeonatos do mundo (19 de ouro), tem quatro elementos com o nome dela.
Filipa Martins, que integra o Acro Clube da Maia, conseguiu ainda o apuramento para duas finais, uma delas nas paralelas assimétricas, aparelho onde executou este elemento inédito. A ginasta terminou no 12º lugar no concurso geral (all-around), com 52.865 pontos, e vai estar presente também nesta final.
Recorde-se que Filipa Martins está a preparar-se para os Jogos Olímpicos em Tóquio e que esta já não é a sua experiência olímpica, tendo competido também nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. A ginasta da Maia será a única atleta a representar Portugal na modalidade de ginástica artística feminina.