Os menores de 50 anos que queiram ser inoculados com este fármaco poderão fazê-lo desde que expressem o seu consentimento.
A vacina contra a covid-19 da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, vai ser administrada em Portugal apenas às pessoas com mais de 50 anos, disse esta sexta-feira, 30 de abril, o secretário de Estado da Saúde.
Lacerda Sales revelou que as autoridades de saúde estão a seguir “as recomendações internacionais” e que vacina vai começar já a ser administrada, tendo a norma também sido já publicada pela DGS.
Segundo esta missiva, “em Portugal, recomenda-se, à data, que Covid-19 Vaccine Janssen seja utilizada em pessoas com 50 ou mais anos de idade”. “Os estudos em curso e os dados que continuam a ser analisados pela Agência Europeia de Medicamentos podem justificar a revisão desta recomendação a qualquer momento”, lê-se ainda.
Ainda segundo estas orientações, “as pessoas com menos de 50 anos de idade, que assim o desejem podem ser vacinadas com a covid-19 Vaccine Janssen, desde que sejam devidamente informadas sobre os benefícios e os riscos, e concedam expressamente o seu consentimento informado”.
Toma da segunda dose da Astrazeneca opcional para menores de 60 anos
O secretário de Estado comunicou ainda que a toma da segunda dose da Astrazeneca será opcional para menores de 60 anos. “A recomendação é que a segunda dose seja da Astrazeneca. Se, por qualquer motivo, não quiserem essa, terão possibilidade de optar por outra vacina, no seu devido tempo”, explicou o governante.
Lacerda Sales assumiu que ele próprio terá a segunda dose da Astrazeneca e que essa é a recomendação ao nível internacional.