O Partido Socialista da Maia rompe com a coligação “Um Novo Começo” e avança com candidatura própria para as eleições autárquicas. Teresa Almadanim é a primeira mulher a ser candidata à Câmara da Maia pelo partido.
É oficial. O Partido Socialista tem, pela primeira vez, uma mulher candidata à Câmara da Maia. O nome de Teresa Almadanim foi aprovado na noite desta quinta-feira, 6 de maio, em comissão política. A maioria dos socialistas da Maia decidiu romper com a coligação “Um Novo Começo”, liderada por Francisco Vieira de Carvalho e optou por uma candidatura própria.
O Partido Socialista garante que esta é uma “candidatura forte, de príncipios e ganhadora”.
Ana Teresa d´Oriol Pena Mousinho Almadanim nasceu em fevereiro de 1971, em Lisboa. Viveu no Alentejo e Sintra até 1995, altura em que escolheu a freguesia de S. Pedro Fins, na Maia, como sua terra adotiva.
Durante 26 anos aprendeu a ser maiata e foi na Maia que nasceram os seus quatro filhos, representando a Maia a sua identidade.
Teresa Almadanim é, atualmente, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Paraguai-Portugal, cargo que ocupa a convite da Embaixada do Paraguai em Portugal.
Acumula a presidência da CCIPAR com a docência universitária. Desenvolveu uma carreira como docente no ISCTE, na Universidade Católica e no ISEG e trabalhou como consultora internacional na área de Gestão e Marketing na Ásia e na América do Sul. Foi este trabalho que a levou a estreitar relações com o Paraguai.
Ao longo da sua carreira foi executiva em empresas como a Ogilvy & Mather ou o Grupo Amorim, tendo passado pela multinacional japonesa Photon. Foi também empresária, liderando a Ask Two, empresa maiata, por mais de uma década.
É licenciada em Organização e Gestão de Empresas pela Universidade Moderna de Lisboa e pós-graduada em estudos avançados em Gestão pelo ISCTE. É ainda doutoranda em Gestão, também no ISCTE.