A distinção foi feita pelo Rotary Club da Maia numa cerimónia de reconhecimento a todos os médicos e restantes profissionais de saúde pelo “serviço de mérito extremo ao nosso país”.
Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, residente na Maia, recebeu, no passado dia 4 de maio, a distinção de “profissional do ano” pelo Rotary Club da Maia. A cerimónia simbolizou o reconhecimento a todos os médicos e restantes profissionais de saúde, pelo “serviço de mérito extremo ao nosso país” que tiveram, e continuam a ter, durante a pandemia.
Numa sessão solene, com uma lotação limitada presencialmente, mas aberta ao mundo em formato online, o presidente do Rotary Club da Maia, Vasco Freitas Silva, destacou o momento simbólico de agradecimento a todos os profissionais de saúde, pois estiveram “no olho do furacão” a lidar não só com um vírus desconhecido até então, mas, em última instância, a “defender a vida” de todos nós.
Vasco Freitas Silva homenageou Miguel Guimarães de forma simbólica, em representação dos médicos e dos restantes profissionais, mas também pelo seu sentido pessoal de “humanismo e solidariedade” e pelo trabalho de “apelo à mobilização dos médicos”.
Depois de receber a lembrança simbólica deste reconhecimento, Miguel Guimarães lembrou todos os “colegas, médicos, enfermeiros e assistentes operacionais” que “chegaram a estar exaustos, a entrar em burnout e em sofrimento ético”. “Gostava de deixar a minha gratidão a todos os profissionais de saúde, conseguiram estar à altura de um desafio que não foi fácil”, acrescentou.