O Complexo esteve encerrado para obras de reabilitação energética no valor de 480 mil euros.
O Complexo Municipal de Piscinas de Gueifães reabriu ao público no passado dia 3 de maio, depois de ter estado encerrado para obras de reabilitação energética.
A empreitada decorreu no âmbito do Norte 2020 e teve um custo de cerca de 480 mil euros, o que significa que perto de 95% do valor total foi financiado pela União Europeia.
Segundo informação publicada no Portal de Notícias da Maia, esta intervenção significou um aumento da eficiência energética e a introdução de fontes renováveis de energia, uma garantia da manutenção de condições de serviço aos utentes e uma gestão e otimização energética. O edifício reduziu em cerca de 38% a utilização de energia primária e a quantidade de emissões de CO2 associadas às utilizações de energia.
No Complexo Municipal de Piscinas de Folgosa a requalificação deverá estar concluída em agosto e ronda os 690 mil euros. Já o Complexo Municipal de Piscinas de Águas Santas, que serviu a população enquanto os restantes se encontravam encerrados, viu a sua reabilitação iniciada em abril. As previsões apontam para nove meses de trabalhos, e o investimento será de aproximadamente 850 mil euros.
A aposta na eficiência energética integra-se na estratégia do Município ‘MAIA 2028’ para alcançar a descarbonização do território concelhio, através da transição energética para fontes renováveis.