Em Espanha, uma petição semelhante conseguiu 300 mil assinaturas e já chegou ao Ministério do Ambiente.
Depois de Espanha, agora é a vez de Portugal lançar também uma petição pública para que seja proibido fumar nas praias, esplanadas, paragens de autocarro e outros locais similares.
A petição pública, que conta para já com 900 assinaturas, “vem solicitar à Assembleia da República que legisle no sentido de proteger os cidadãos da exposição involuntária ao fumo do tabaco, quando estes se encontram nas praias, esplanadas, paragens de autocarro, bem como em qualquer outro espaço que, mesmo sendo ao ar livre, não garantem o devido distanciamento social e, consequentemente, o direito de permanecer e usufruir desses espaços sem serem prejudicados pelo fumo do tabaco”.
Em Espanha, uma petição semelhante, que pedia a proibição de se fumar nas praias, foi assinada por mais de 300 mil espanhóis e já chegou ao Ministério do Ambiente.
Em Portugal, o autor da petição entende que “não é aceitável, principalmente nos tempos de hoje, que se permita fumar nas praias. Não é aceitável por razões de saúde pública, mas também por razões ambientais”.
Recorde-se que, desde setembro de 2020, atirar beatas de cigarros para o chão vale multas de 25€ a 250€.