Os encargos da deslocação dos ginastas juvenis e juniores à Suíça terão de ser pagos por cada uma das famílias dos atletas.
O Campeonato do Mundo de Ginástica Acrobática acontece já em junho, em Genebra, na Suíça, em este ano, o Acro Clube da Maia conseguiu apurar mais de duas dezenas de atletas para representar Portugal na competição.
Os cerca de 12 atletas séniores terão todas as despesas pagas pela Federação Ginástica Portugal mas, os 14 atletas juvenis e juniores, não têm a mesma sorte e a totalidade da viagem terá de ser paga pelos pais dos atletas.
O NOTÍCIAS MAIA falou com Fernando Barros, presidente do Acro do Clube da Maia, para compreender quais as ajudas possíveis para estes pais. Fernando Barros explicou que a Federação Ginástica só paga as deslocações dos atletas séniores mas que, normalmente, o clube consegue ajudar a pagar a participação dos restantes escalões.
Acontece que, este ano, depois de mais de um ano e meio de pandemia, o Acro do Clube da Maia não consegue arcar com os habituais 80% a 90% dos encargos, visto que, nos últimos meses, não tem sido possível fazer eventos e gerar receita para o Clube. Sem a ajuda do Clube, a despesa recai a totalidade para as costas dos pais dos atletas.
“Um bocadinho a cada um era uma ajuda enorme”, apela o presidente acrescentando que foi pedida uma ajuda à Câmara Municipal da Maia e que, em princípio, será concedida.
Viagem ao Campeonato do Mundo custa 1007€ a cada ginasta
O custo da viagem está estimado em 1007€ por ginasta e, sendo um valor difícil de angariar para a maioria das pessoas, os pais dos atletas juntaram-se no sentido de angariar o máximo de contribuições possíveis.
Daniela Monteiro, mãe de duas destas ginastas, diz ao NOTÍCIAS MAIA que este é o primeiro apuramento das duas filhas, que já estão na ginástica há quatro anos, mas que foi o ano mais difícil para receber a notícia de que o clube não iria manter a comparticipação.
No seu caso, todas as contas são a dobrar. “São muitos custos”, explica, acrescentando que, por ser o primeiro campeonato do mundo, também ela e o marido gostariam de estar presentes mas que, infelizmente, “não dá”.
Sobre o valor já angariado, Daniela Monteiro fala em cerca de 3 mil euros doados principalmente por empresas. Um valor que está ainda muito longe dos mais de 14 mil que esta deslocação significará.
Neste sentido, o clube e os pais dos atletas pedem a ajuda de todos os que possam contribuir. Mais informações podem ser consultadas na página de Facebook AcroElite, criada para a angariação.