A pedido da Câmara Municipal da Maia.
Para executar o troço entre a Rua do Souto e a Avenida de D. Mendo, numa extensão da Via Periférica da Maia, a Câmara Municipal da Maia solicitou “autorização para proceder ao abate de 147 sobreiros adultos numa área de 0,97 hectares de povoamento e de dois núcleos com elevado valor ecológico daquela espécie”.
Tendo em conta o pedido, o Governo declara “de imprescindível utilidade pública a Via Periférica Sul-Poente da Cidade, troço
entre a Rua do Souto e a Avenida de D. Mendo, localizada na freguesia da Cidade da Maia, no concelho da Maia” mas condiciona o abate “à aprovação e implementação do projeto de compensação, e respetivo plano de gestão (…) bem como ao integral cumprimento de todas as medidas mitigadoras e condicionantes do licenciamento do empreendimento e a todas as demais exigências legais aplicáveis.
O despacho foi publicado em Diário da República no dia 2 de junho.
Recorde-se que o prolongamento da Via Periférica entre a Rua do Souto e a Avenida de D. Mendo está integrado na Circular Urbana da Cidade da Maia, que irá estabelecer a ligação viária e pedonal entre a Cidade da Maia e o Lugar do Espido, onde existem unidades comerciais, empresariais e de serviços de escala regional e nacional, com um elevado número de trabalhadores e clientes.