A confirmação foi dada pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.
Os concelhos de Lisboa e Braga não vão avançar para a próxima fase de desconfinamento devido ao número de casos de covid-19. A confirmação foi dada esta quarta-feira, 9 de junho, pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, no final da visita a um hospital em Braga.
Lacerda Sales disse aos jornalistas que Lisboa e Braga vão manter-se na fase em que se encontram atualmente. “Não vão avançar, não vão recuar, vão-se manter na situação em que estão”, afirmou.
Também na terça-feira, durante o habitual espaço de comentário na TVI24, o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, já tinha dito que o concelho não avançaria para a fase seguinte do desconfinamento.
Fernando Medina considerou que a cidade “está numa situação que não é fácil”, uma vez que “o número de casos [do covid-19] excedeu o patamar dos 120 [contágios por 100.000 habitantes]”.
Durante a última semana, o número de infeções na capital “continuou a progredir, embora a um ritmo mais lento”.
Também esta quarta-feira, em declarações aos jornalistas, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, disse que já era expectável que o concelho não avançasse, face ao número de casos de infeção registados nas últimas semanas. Segundo o autarca, o número de casos no concelho por 100 mil habitantes ultrapassa os 170.
Vale de Cambra e Odemira também não vão avançar
Horas mais tarde, a ministra Mariana Vieira da Silva revelou que também Vale de Cambra e Odemira não vão avançar.
Albufeira, Alcanena, Arruda dos Vinhos, Cascais, Loulé, Paredes de Coura, Santarém, Sertã, Sesimbra e Sintra ficam em estado de alerta.