Neste Dia das Operações de Paz e Humanitárias foram ainda homenageados os Combatentes mortos pela Pátria.
No passado dia 29 de Maio de 2021, uma delegação do Núcleo da Maia da Liga dos Combatentes deslocou-se a Lisboa para participar nas Cerimónias do Dia das Operações de Paz e Humanitárias. Alberto Bárcia Soares, Sérgio Veludo Coelho e Francisco Furtado, todos ex-combatentes, marcaram presença naquele que é também o “Dia Internacional dos Capacetes Azuis”.
Instituído pelas Nações Unidas, este dia tem como objetivo homenagear todos os que integraram as forças de manutenção da paz da Organização das Nações Unidas (ONU), dando cumprimento à aspiração da referida Organização Internacional – “unir forças para manter a paz e segurança internacional”.
Em Portugal, a celebração aconteceu no Forte do Bom Sucesso, sede da Liga dos Combatentes, junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar.
Na cerimónia, o Presidente da Associação de Capacetes Azuis, Fernando Frederico da Silva, prestou sentida homenagem “aos mais de 4000 capacetes azuis que perderam a vida pela causa da paz”. Nesse sentido, no final da celebração, foi deposta uma coroa de flores, seguida por desfile das forças em parada com pelotões do Exército, Marinha, Força Aérea e a Banda do Exército.