Se vai receber a vacina da Covid-19, já está disponível um site que permite saber qual o tempo de espera estimado com base na afluência de pessoas.
A vacinação contra a Covid-19 está a acelerar, o que significa maior afluência aos locais de vacinação. Neste contexto, esperar na fila é um cenário cada vez mais provável e comum para os cidadãos que respondam “sim” à convocatória. Mas agora é possível saber quanto tempo poderá ter de esperar antes de se deslocar para o centro de vacinação.
As autoridades de saúde estão conscientes da maior afluência de pessoas, que o Governo diz ter sido uma “escolha”, para travar a propagação da variante Delta. Por isso, instituiu um sistema de semáforos virtuais que permite conhecer como está a correr o processo em tempo real nos vários locais. A plataforma já está disponível aqui.
Um semáforo vermelho indica uma probabilidade de tempo de espera superior a uma hora, enquanto o semáforo amarelo aponta para um período entre 30 minutos e uma hora. O semáforo verde indica que o tempo de espera deverá ser inferior a meia hora.
Task-force apela a que “respeitem os horários”
“Nos últimos dias, um significativo número de utentes sem agendamento dirigiu-se a alguns centros de vacinação covid (CVC) para serem vacinados nas modalidades ‘casa aberta’ e antecipação da segunda dose da vacina AstraZeneca sem respeitarem horários estipulados” por cada uma destas estruturas, adiantou a task force.
Em comunicado, a task force liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo adiantou ainda ter conhecimento de “relatos de comportamentos menos corretos de alguns utentes para com os muitos profissionais que em cada CVC dão diariamente o seu melhor para garantir a segurança e qualidade do processo de vacinação”.
“Desta forma, volta a apelar-se à compreensão e tolerância de todos os utentes no respeito pelas orientações e aconselhamento destes profissionais, apesar de alguns constrangimentos e perturbações e inerente perda de qualidade do processo nesta fase, essenciais ao normal funcionamento dos CVC e ao cumprimento do objetivo a que nos propusemos de vacinar mais de 850 mil esta semana”, referiu a task force.