O programa da RTP decorreu na Quinta dos Cónegos e demonstrou também um pouco dos sabores e tradições da Maia.
A Quinta dos Cónegos, na Cidade da Maia, foi o local escolhido para a apresentação da 10ª edição das 7 Maravilhas de Portugal, este ano com o tema da Nova Gastronomia.
O já habitual programa da RTP vai escolher os melhores pratos da nova gastronomia em Portugal e o pontapé de saída foi dado na Maia nesta quinta-feira, 8 de julho.
Durante toda a emissão do programa, apresentado por Sónia Araújo e por Carlos Malato, além da revelação dos pratos a concurso, foram conhecidos projetos e talentos locais. Foi o caso do Rancho Regional de São Salvador da Folgosa, escolhido para abrir a emissão.
Presente esteve também Mário Aguiar, guia na Quinta dos Cónegos, que contou um pouco daquela que é a história deste espaço, que remonta ao séc. XVIII.
Entre apresentações de finalistas e observações dos jurados, houve ainda tempo para falar do Projeto MALGA e assistir a atuações da Banda de Moreira da Maia e dos Perfume. Também José Araújo, um dos maiores produtores de majericos de Portugal e também presidente da Junta de Freguesia de Pedrouços, teve espaço de antena para falar da produção manual de manjericos e manjericão que mantém há mais de duas décadas.
As 7 Maravilhas da Nova Gastronomia vão decorrer nos próximos meses e, dos 140 finalistas, serão escolhidos os melhores sete nas diferentes categorias de petiscos, vegetariano, vegano, peixe e maricos, carne, cozinha molecular e doçaria.