O agendamento é feito na plataforma da Direção-Geral da Saúde.
A marcação da vacina contra a covid-19 para maiores de 25 anos ficou disponível esta quarta-feira, 7 de julho, e pode ser feita na plataforma de autoagendamento da DGS.
O autoagendamento ficou acessível dois dias depois de o portal da vacinação permitir a inscrição de pessoas com 27 ou mais anos.
Na semana passada, a task force responsável pela vacinação anunciou que as pessoas entre os 18 e os 29 anos começam a ser vacinadas contra a covid-19 durante esta semana e estão a ser analisadas estratégias para convencer os mais jovens a vacinarem-se.
Quer saber como está a fila para a vacinação na Maia? Agora já há forma de consultar
A vacinação contra a Covid-19 está a acelerar, o que significa maior afluência aos locais de vacinação. Neste contexto, esperar na fila é um cenário cada vez mais provável e comum para os cidadãos que respondam “sim” à convocatória. Mas agora é possível saber quanto tempo poderá ter de esperar antes de se deslocar para o centro de vacinação.
As autoridades de saúde estão conscientes da maior afluência de pessoas, que o Governo diz ter sido uma “escolha”, para travar a propagação da variante Delta. Por isso, instituiu um sistema de semáforos virtuais que permite conhecer como está a correr o processo em tempo real nos vários locais. A plataforma já está disponível aqui.
Um semáforo vermelho indica uma probabilidade de tempo de espera superior a uma hora, enquanto o semáforo amarelo aponta para um período entre 30 minutos e uma hora. O semáforo verde indica que o tempo de espera deverá ser inferior a meia hora.