Mais de 50 anos depois, Itália volta a conquistar o Europeu de Futebol.
Itália tornou-se na seleção vencedora deste Euro 2020 depois de bater a Inglaterra na final da competição neste domingo, 11 de julho. É o segundo título europeu de Itália, depois de vencer o Euro em 1968, há mais de 50 anos atrás.
Parece que não é desta que o futebol volta para casa. Tão certo como o sol nascer é vermos os ingleses a entoar e cantar este “it’s coming home” qualquer que seja a competição. Ao traduzir daria algo como “está a vir para casa”, uma alusão ao facto do futebol ter nascido em Inglaterra e que se tornou mesmo uma música de apoio à equipa em 1996, pela banda “Lightning Seeds”.
Mas este hino da esperança inglesa caiu por terra frente a uma Itália que até sofreu primeiro logo aos dois minutos, com um golo de Luke Shaw. O golo mais rápido de sempre numa final do Europeu.
Itália entrou no jogo adormecida, foi acordando mas, apesar das tentativas, o jogo foi para intervalo com a vantagem inglesa. O golo da igualdade viria a aparecer já aos 67 minutos, pelo pé de Bonucci.
Com as duas equipas empatadas ao apito final, o jogo seguiu para prolongamento e, sem mais golos, chegou mesmo às grandes penalidades. Itália até vacilou primeiro mas acabou por conquistar o título com um resultado de 3-2 na marca dos sete metros.
Itália vence assim o segundo título europeu, em casa da derrotada Inglaterra, substituindo o esperançoso “it’s coming home” por um “it’s coming to Rome” (vem para Roma). Uma adaptação que foi ganhando força ao longo da semana pelos adeptos e que culminou nos festejos do próprio Bonucci já com a vitória na mão. Veja o momento:
🇮🇹 Bonucci: “It’s coming to Rome!”@azzurri | #ITA | #EURO2020 pic.twitter.com/ZtDM5xY1xK
— UEFA EURO 2020 (@EURO2020) July 11, 2021