O primeiro evento será um seminário sobre as estratégias de desenvolvimento turístico conjunto no pós-covid. Acontece já no dia 15 de julho e poderá ser assistido pela internet.
A Associação do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular mudou-se para a Maia, para o edifício da Junta de Freguesia de Águas Santas, e prepara-se para promover um conjunto de atividades que vão ajudar a “colocar a Maia no mapa”.
O NOTÍCIAS MAIA falou com Xoán Mao, secretário-geral do Eixo Atlântico, para ficar a conhecer, em primeira mão, as atividades da Associação Transfronteiriça que terão lugar na Maia.
Notícias Maia: Que ações tem o Eixo Atlântico pensado para a Maia?
Xoán Mao: Para já, temos três ações pensadas para a Maia. Aqui mesmo, no Auditório da Freguesia de Águas Santas, no dia 15 de julho, vamos ter umas jornadas abertas que poderão ser acompanhadas via internet e também presencialmente com os lugares limitados. Vamos fazer umas jornadas sobre o turismo pós-covid e os novos fundos europeus para acompanhar esta fase. Contaremos com a presença de Isabel Ferreira, Secretária de Estado da Valorização do Interior, de Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, dos responsáveis de Espanha e Portugal do POCTEP – Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça e de quatro peritos do assunto a falar sobre isso.
Depois, no dia 29 de agosto, pela primeira vez, vamos fazer uma prova de atletismo na Maia. Este evento significa que, durante uma semana, são quase 2 mil jovens de cidades espanholas na cidade da Maia. É um apoio importante ao setor da hotelaria e também funcionará como publicidade para a Maia. Colocaremos a Maia no mapa. Nessa altura creio que ainda se vai inaugurar a praça do Eixo Atlântico na Maia. Já há algum tempo que estamos a tentar fazer isto, para envolver as pessoas. Vamos fazer uma campanha de apoio importante para que os Galegos venham à Maia e aproveitem para passar cá o fim-de-semana e conhecer os restaurantes e lojas. Não é por acaso que a prova acontece num domingo. E porquê fazer isto? Pelo desporto, que é sinónimo de saúde, e pela promoção da cidadania, do turismo e da gastronomia.
E por fim, para já, no próximo ano, em 2022, vamos ter os Jogos do Eixo Atlântico na Maia. Já estavam marcados para este ano mas, pela pandemia, tivemos de adiar. Em princípio contamos com cerca de 2 mil participantes das 37 cidades e duas províncias a participar nos jogos em todas as modalidades, incluindo as pessoas com deficiência que terão modalidades diferentes mas dentro dos mesmos Jogos. O convívio será comum para todos e, durante uma semana, cá na Maia, vai poder praticar-se muito desporto.
Entrevista completa em breve no NOTÍCIAS MAIA.