Paula Sá explicou ao NOTÍCIAS MAIA que, para cuidar da sua mãe, não poderia continuar à frente da associação. Com esta decisão, os voluntários concluíram que o melhor seria colocar um ponto final no projeto.
Paula Sá criou a Jafetos em 2016 juntamente com 25 voluntários. Agora, cinco anos depois, a história desta associação solidária maiata chega ao fim.
Durante o tempo que existiu, a Jafetos apoiou o estudo de jovens que, na maioria dos casos, não teriam a possibilidade de frequentar uma sala deste tipo. Recorde aqui a reportagem do NOTÍCIAS MAIA à Jafetos em abril de 2020.
Agora, em 2021, cinco anos depois da sua criação, a Jafetos deixa de existir.
Ao NOTÍCIAS MAIA, Paula Sá, presidente, explica que decidiu afastar-se para cuidar da sua mãe, que vive sozinha e precisa de cuidados regulares. Apesar de voluntária, Paula Sá dedicava muitas horas por dia a este projeto e, pela exigência de horários que esta Associação necessitava, não poderia continuar no comando.
Como nenhum dos voluntários tinha a disponibilidade necessária para manter as atividades, juntamente com o núcleo fundador, foi decidido “por unanimidade” o fim da associação.
Paula Sá conta que já fizeram a escritura pública mas que, para ela, ainda é difícil “assumir que acabou.
Apesar da dificuldade em encerrar aquele que foi um projeto muito importante na sua vida, Paula Sá explica que, por causa do covid-19, “estávamos há dois anos quase sem fazer nada”. Um fator que tornou mais fácil este fim e que foi “desligando” a associação da comunidade.
“Sei que houve gente que ficou triste mas a decisão foi de todos os que fundaram a Jafetos. Foi unânime”, termina a responsável.
Leia de seguida a carta aberta deixada por Paula Sá a todos os amigos desta associação solidária:
“Extinta a Jafetos – Associação de Jovens Voluntários da Maia. É com um aperto no coração que informo a extinção da Jafetos, mas, com a consciência de que enquanto existimos, tudo fizemos para melhorar a vida daqueles com quem cruzamos. Hoje sei o quanto foi desafiante a minha entrega a esta causa, o quanto foi importante a entrega dos jovens que constituíram a Jafetos. Há cinco anos atrás, ousamos sonhar um projeto… a Jafetos, agora é tempo de novos voos, de novos horizontes, de outros sonhos. Hoje, apesar de triste, sei que deixamos uma marca na Maia, a marca do amor, do afeto, do carinho, a marca de uma entrega alucinada, de uma entrega total. Passaria o dia inteiro a agradecer a todos e todas que de alguma forma fizeram história connosco, contudo deixem-me dizer somente obrigada Maia, obrigada jovens, obrigada Câmara Municipal da Maia, obrigada Fórum Jovem da Maia, obrigada voluntários, todos juntos fizemos crescer a Jafetos, todos juntos fizemos história. Uma história de contar aos nossos, uma história vivida no dia a dia, na azáfama característica de um dia de partilha. Uma história de amor que termina hoje, mas será memória nos nossos corações. Jafetos obrigada, eternamente agradecida”.