Projeto-piloto está disponível na linha de metro do Aeroporto e nos autocarros 500 da STCP. Basta aproximar o cartão contactless da máquina de validação, sem precisar do Andante.
Desde o dia 22 de julho que já se pode pagar o bilhete para viajar nos transportes do Porto encostando apenas o cartão bancário ao validador. O sistema, que chega agora a Portugal, já é usado em várias cidades a nível mundial. O Porto é a primeira cidade nacional a aderir, com o arranque de um projecto-piloto na linha E do metro (que liga a Trindade ao Aeroporto) e no autocarro 500, que faz o percurso entre a Praça da Liberdade e o Mercado de Matosinhos.
A tecnologia ‘contactless’ permite fazer pagamentos sem ter de introduzir PIN. Para o efeito, basta aproximar o cartão ou outro dispositivo com esta tecnologia, como telemóvel ou relógio. Para tal foram instalados novos validadores junto aos já existentes, nas entradas das estações que fazem parte do projeto.
Cada viagem no Metro do Porto custa dois euros e é válida por 01:15, independentemente do número de embarques nesse período em qualquer uma das estações e paragens acima referidas.
Já na STCP, cada viagem tem também o valor de dois euros e é válida num único sentido entre duas quaisquer paragens da linha 500, não permitindo transbordos.
Tanto no Metro como na STCP aplica-se a melhor política tarifária, sendo assegurado ao cliente que nunca vai pagar mais do que sete euros (título diário), independentemente do número de viagens que faça ao longo do dia.